%20Pitangas.png)
QUEM SOMOS
Somos uma escola de educação infantil que valoriza o brincar como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral das crianças.
Inspirados pela abordagem Reggio Emilia, oferecemos uma proposta pedagógica onde a conexão com a arte e a natureza, o respeito pelas singularidades e a construção de laços comunitários são fundamentais.
Com uma escuta atenta e ambientes planejados para estimular a exploração e a criatividade, promovemos uma educação afetiva e colaborativa que nutre
a individualidade, fortalece a autonomia e incentiva o protagonismo.
Aqui, as crianças são vistas como sujeitos competentes e capazes
de construir seu próprio conhecimento.
história
Fundada em 2015, a escola Flor de Pitangueira nasceu do desejo da pedagoga Maria Dalva da Silva de criar um espaço acolhedor e cheio de afeto, onde
as crianças pudessem crescer com os pés no chão e comida saudável na mesa. Inspirada por suas memórias de infância no interior de Minas Gerais, Dalva, ao lado de seu companheiro Nildo Lisboa, construiu um ambiente educativo de respeito
e cuidado, consolidando um lindo e sólido projeto pedagógico, fruto da presença
e dedicação integral de seus idealizadores, que conhecem e amam profundamente as crianças, suas famílias e toda a comunidade que se formou em torno desse ideal.

ACOLHIMENTO

Somos uma escola afetiva, que recebe e acolhe suas crianças com profundo respeito e compromisso com as individualidades. Validamos o repertório singular e o protagonismo de cada criança em seu processo de aprendizagem
e socialização, contribuindo para o seu desenvolvimento integral. Para isso,
a equipe de educadores possui um olhar sensível, uma escuta delicada e atenta às necessidades das crianças, buscando promover um diálogo horizontal e gentil na construção das relações criança-criança e adultos-criança.
ALIMENTAÇÃO
Oferecemos uma alimentação diversificada, nutritiva e saudável.
Refeições balanceadas em carboidratos e proteínas, com uma rica oferta de legumes
e hortaliças, são um dos compromissos da Flor de Pitangueira, assim como a não utilização de açúcares industrializados em nossos preparos. Compreendemos, ainda, a partilha das refeições como um importante traço de cultura e identidade de um povo. Por isso incluímos as crianças nas atividades de preparação das refeições, como colher ervas, descascar legumes e frutos de forma coletiva, resgatando, assim, a tradição das rodas de trabalho em torno do alimento.
%20galhos%20com%20lagarta.png)
%20lib%C3%A9lula.png)
COMUNIDADE E DEMOCRACIA
A proposta educativa da Flor de Pitangueira é por definição e essência um projeto participativo. Acreditamos que a aprendizagem ocorre num contexto de relações
e interação, por isso promovemos um ambiente colaborativo entre crianças, educadores e famílias. O conceito de participação é um dos pilares de nossa identidade, fundamentada no coletivo, na diversidade e na pluralidade,
na democracia, na gestão popular. Em nossa escola todos têm voz, têm vez
e constroem juntos esse espaço de aprendizagem para todos os envolvidos.
PRÁTICA EDUCATIVA
A pedagogia Reggio Emilia é o fundamento de nossa prática educativa. Valorizamos
o protagonismo das crianças, reconhecendo-as como sujeitos ativos e competentes em seu processo de aprendizagem. Nossa abordagem baseia-se na escuta atenta e na observação cuidadosa, permitindo que as experiências e interesses das crianças sejam valorizados
e incentivados através dos projetos educativos, que incluem as escolhas, as propostas,
os questionamentos, as hipóteses e a participação ativa das crianças em todas as suas etapas.
O ambiente é projetado para ser um “terceiro educador”, onde a natureza, a arte
e a convivência coletiva se entrelaçam, criando oportunidades para que cada criança explore, descubra e construa seu próprio conhecimento.
Saiba mais sobre nossa proposta pedagógica clicando aqui.
%20flor.png)
%20%C3%ADcone%20folhas.png)
%20pitanga.png)
EDUCAÇÃO EMOCIONAL
Na Flor de Pitangueira, cada criança é recebida com amor e respeito. Encorajamos o acolhimento integral, ou seja, das qualidades e das fragilidades de cada um. Nesse sentido, priorizamos
a educação emocional e social, promovendo habilidades de empatia e respeito nas interações diárias. Nossas práticas educativas são baseadas no cuidado e na afetividade, criando
um ambiente onde cada criança se sinta segura e incentivada a explorar suas habilidades.
Saiba mais sobre nossa proposta pedagógica para o desenvolvimento socioemocional,
em parceria com o Liv - Laboratório Inteligência de Vida, clicando aqui.
NATUREZA E MEIO AMBIENTE
Na Flor de Pitangueira, a conexão com o meio ambiente é fundamental para nossa abordagem pedagógica. Oferecemos um espaço onde as crianças podem interagir diariamente com a natureza, desde plantas e árvores até animais, promovendo
uma compreensão prática e afetiva da importância do cuidado ambiental.
Nosso projeto pedagógico está constantemente integrado a temas relacionados
à natureza, explorando ciclos naturais e práticas sustentáveis.
Em nosso cotidiano escolar, adotamos práticas de reuso, redução, reutilização
e reciclagem de insumos e materiais, e promovemos a conscientização ambiental com as crianças e a comunidade, envolvendo-as em atividades como cuidar da horta, compostagem e uso consciente da água. Essa abordagem não só educa sobre sustentabilidade, mas também estimula um senso de pertencimento e responsabilidade pelo meio ambiente.
O espaço externo da escola, com terra, árvores e animais, é um importante recurso para
o desenvolvimento criativo e sensorial das crianças. O contato direto com materiais naturais, muitos dos quais são coletados no próprio quintal da escola, proporciona uma rica experiência educacional e aproxima as crianças dos elementos naturais, incentivando
a curiosidade e o aprendizado sobre o mundo ao seu redor.
%20folhas.png)
NOSSO ESPAÇO
%20grilo.png)
A escola Flor de Pitangueira foi cuidadosamente projetada para promover uma conexão com a natureza e um aprendizado ativo. Nesse sentido, dispomos de ambientes
que permitem às crianças serem ativas em seu próprio processo de aprendizagem, interagindo de maneira significativa com seus pares e adultos. Todos espaços foram planejados para oferecer segurança e, ao mesmo tempo, desafios que estimulam
o desenvolvimento das competências e potencialidades naturais da infância.
O espaço e a organização dos ambientes são considerados também como “educadores” pois corroboram diretamente com as atividade e os projetos propostos.
O ambiente físico, é assim, reconhecido como o terceiro educador, já que trabalhamos com duplas de educadores em todas as salas.
Nas salas dos bebês, investimos em um mobiliário que promove a autonomia através do movimento livre num ambiente seguro e estimulante, alinhado com a pedagogia Pikler.
Confira fotos dos nossos ambientes clicando aqui.
FORMAÇÃO CONTINUADA
Acreditamos no conceito de grupos de aprendizagens, relativos não só às relações
e aos encontros das/com as crianças, mas também dos adultos envolvidos na unidade escolar. Por isso, as reuniões de formação da equipe são muito valiosas para nós, porque legitimam a construção do saber coletivo, a valorização dos saberes dos profissionais e proporcionam o alinhamento de nossa prática e teoria pedagógica.
A gestão da escola Flor de Pitangueira considera a formação continuada de seus educadores um valor essencial para garantir uma educação de qualidade para
as crianças atendidas por esta instituição, como também o caminho para reconhecer
e formar cada educador como um investigador da aprendizagem das crianças.
“O professor que registra a sua prática cria espaços e instrumentos de reflexão
e investigação da ação educativa, colocando-se como aprendiz, protagonista em parceria com os meninos e as meninas do grupo em que atua, assim como sujeito ativo dos processos de experimentações e descobertas” (Marília Dourado).
O educador-pesquisador, detentor de uma atitude crítica e reflexiva, aperfeiçoa sua prática pois tal postura possibilita novos espaços de conhecimento, descobertas
e possibilidades na sua atuação com as crianças.
%20p%C3%A1ssaro.png)